O QUE É O LABRUM ACETABULAR E QUAL A SUA FUNÇÃO?

O labrum (ou apenas lábio) acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o rebordo acetabular na articulação do quadril. Ele tem um formato de ferradura e forma um anel ao redor da cabeça do fêmur em conjunto com o ligamento transverso do acetábulo. É uma estrutura histologicamente análoga ao menisco do joelho porém com funções diferentes devido aos diferentes movimentos e tipos de estresse a que essas articulações são submetidas ao longo da vida.

O labrum possui uma porção articular (de tecido fibrocartilaginoso) que é contígua à cartilagem acetabular e uma porção capsular que é composta de tecido conjuntivo denso. É na porção capsular onde estão os principais vasos e a inervação do labrum.

Anatomia do labrum
Labrum acetabular – modelo anatômico em cadáver

 

O labrum é responsável por vedar a articulação do quadril e controlar o fluxo de líquido sinovial que lubrifica e nutre a cartilagem. Ajuda a prevenir o desgaste precoce da articulação do quadril minimizando o dano, o estresse e a deformação condral. Possui várias funções e a dentre as quais podemos citar:

  1. Melhora da congruência articular, ou seja, do encaixe entre a cabeça do fêmur e o acetábulo
  2. Ajuda na estabilidade do quadril devido à pressão negativa (vácuo) intra-articular promovida pela função de vedação: resistência contra as forças de distração e de translação/ rotação quando submete-se a descarga de peso com o membro em rotação externa.
  3. Amortece a carga do quadril (em menor grau que o menisco no joelho): suporta apenas 1 a 2% do peso do corpo, porém alivia as forças de atrito e cisalhamento que atuam na cartilagem acetabular. Na displasia do quadril o labrum é hipertrofiado e tem um papel mais importante durante a descarga de peso.
  4. Nocicepção e propriocepção : o labrum possui uma inervação própria com receptores capazes de perceber dor e a noção espacial corporal.
quadril com lesão labral