SERÁ QUE A MINHA DOR É NO QUADRIL?

Olá, trago hoje a vocês a resposta a uma das perguntas mais frequentes no consultório de um médico ortopedista com foco em cirurgia do quadril. Toda a vez que um paciente se senta à minha frente, um leque de diagnósticos e possíveis doenças se abre e nessa hora começo a traçar o chamado raciocínio clínico.

Quadril doloroso
fortes dores no quadril geram muito desconforto

O quadril é uma articulação profunda, formada pelo osso da coxa (fêmur) com o osso da bacia (acetábulo). As dores no quadril podem ocorrer tanto na articulação em si como nos órgãos e tecidos ao seu redor. Logo, antes de tudo devemos afastar as causas de dor não-ortopédicas que se manifestam na região pélvica.

Causas ginecológicas (problemas nos ovários, útero, endometriose) costumam se relacionar com o ciclo menstrual. Causas urológicas (hérnia inguinal, cálculos nos rins, bexiga, ureter) e causas gastrointestinais também podem confundir os sintomas também causando dor na região da pelve, porém podem vir acompanhadas de outros sinais tais como: alterações na cor e no aspecto da urina, alteração nos hábitos intestinais, entre outros. Já as dores do aparelho locomotor (ortopédicas / mecânicas) dependem de postura, esforço e de movimento articular para aparecerem.

As dores no quadril podem abranger causas ortopédicas e não-ortopédicas

Podemos dividir a dor no quadril didaticamente em quatro tipos de dor:

1-Dor Articular : dor na virilha, profunda, tipo uma pontada ou facada que irradia pela face interna da coxa e pode ir até a face interna do joelho. Elas representam um dano na cartilagem, no lábio do quadril e tem origem nas doenças da cabeça do fêmur ou do acetábulo. Principais exemplos: coxartrose (desgaste), necrose avascular da cabeça do fêmur, doenças reumáticas, impacto femoroacetabular (dor tipo C), fraturas incompletas (estresse ou insuficiência óssea).

2-Dor Lateral : dor mais superficial, o paciente geralmente consegue apontar com a mão e palpar a região dolorosa. Localiza-se no trocânter maior (porção mais externa do osso da coxa que dá formato ao quadril) e portanto é fora da articulação. Causas frequentes são as tendinopatias glúteas e as bursites trocantéricas.

3-Dor Posterior: também conhecida como dor glútea profunda. É mais difícil de ser localizada e costuma irradiar para a região posterior da coxa, semelhante a uma dor ciática. Pode ser causada pela síndrome do piriforme e frequentemente é confundida com as tendinopatias dos ísquio-tibiais.

4-Dor Posterior Alta: essa é uma dor mais localizada na parte de trás da bacia ou na coluna lombar baixa. Pode significar um comprometimento mecânico ou inflamatório das articulações sacroilíacas: que deverão ser avaliadas. Já as vértebras lombares possuem vários possíveis pontos de dor passando pela musculatura, pelos seus  ligamentos e até pelas articulações entre as vértebras (dor facetária). Hérnias de disco e compressões radiculares vão adicionar ao quadro clínico sintomas neurológicos (formigamentos, perda de força) que irradiam para as pernas, seguindo o trajeto dos nervos comprometidos. Um médico com foco na coluna vertebral deve ser procurado nessa última situação.

As dores nas articulações sacroilíacas e coluna lombar baixa podem se confundir com as dores no quadril

Consegui te ajudar com essas informações? Se sim, convido você a espalhar esse conteúdo para outras pessoas interessadas em conteúdo médico e nas doenças do quadril.