Quais são os tipos de prótese do quadril?

As próteses são implantes cuja função é de substituir uma articulação que está doente ou não funciona adequadamente. A dor é a principal indicação da prótese no quadril. Vale lembrar que a articulação coxofemoral ou o quadril são constituídos pela junção do osso da coxa (o fêmur) com o osso da bacia (acetábulo).

As próteses do quadril podem ser parciais (quando só o fêmur é substituído) ou totais (quando o fêmur e o acetábulo são substituídos). É importante que o paciente e seus familiares conheçam o conceito da  prótese que irão receber e a sua durabilidade.

Temos como exemplo de próteses parciais as próteses Unipolares e as próteses Bipolares.

Já as próteses totais podem ser as próteses totais convencionais (a grande maioria), próteses com dupla mobilidade e próteses constritas. Existem as próteses não convencionais que tem indicação mais restrita, para pacientes com tumores ósseos. Também estão neste hall as mini hastes (metafisárias) e as próteses de recapeamento (resurfacing).

Todas as próteses diferem na forma que são fixadas ao osso, por isso também é comum ouvir o médico ortopedista tratar sua prótese como cimentada, não cimentada ou híbrida.

Gostaram dessa explicação? Comentem suas dúvidas!